1 de mai. de 2020

CORDÃO DE ORAÇÃO REFORMADO: uma proposta a partir de Efésios 1,3-14

por Cláudio da Chaga Soares
Guilherme de Freitas Silva

“Portanto, essa conjunção da Cabeça e dos membros, essa morada de Cristo em nosso coração, enfim, essa união mística de Cristo conosco é por nós estatuída como da mais alta importância, de modo que, feito nosso, Cristo nos faça participantes dos dons de que foi dotado.”

João Calvino

“Oh! Vem fazer comigo habitação!”

Comunhão Divina (Hinário Evangélico)


INTRODUÇÃO

Os cordões de oração podem possuir diferentes configurações e nomenclaturas (Terço, Rosário, Japamala, Komboskini, Masbaha, etc.) dependendo da tradição religiosa. Apesar de em nossa cultura associarmos o uso deste instrumento à tradição católico-romana, sabe-se que cordões de oração são usados por membros de várias tradições religiosas além do catolicismo ocidental como o Hinduísmo, Budismo, Catolicismo ortodoxo, Islamismo, etc.


Dentro do protestantismo podemos citar exemplos de cordões de oração, como o Rosário Anglicano criado na década de 80 pelo Rev. Lynn Bauman no Texas (EUA) e utilizado por protestantes de outras denominações como metodistas; o Frälsarkransen criado pelo bispo luterano sueco Martin Lönnebo em 1995 e o Rosário Luterano criado em 2005 por John Longworth e sua esposa Sara Longworth na Filadélfia (EUA). 

Apesar dos cordões de oração serem pouco difundidos entre os protestantes e evangélicos no Brasil, certamente devido a um forte sentimento anticatólico, acreditamos que seu uso oferece estrutura e lembrete à oração, e, longe de ser um instrumento indispensável, pode servir a um propósito prático como aumentar a concentração e potencializar a meditação. 

É através dos sacramentos do Batismo e da Ceia do Senhor, que o/a cristão/ã é lançado para dentro da experiência do Deus Trindade. Ou seja, somos imersos à experiência amorosa do Deus Amor e, por-tanto, não mais vivemos-existimos-moramos fora da Trindade (At 17,28). Assim, o/a cristão/ã não ora mais ao ídolo - algo distante e indiferente -, ora em Deus por morar nEle e, Ele, morar no fiel. 

É por habitar na Trindade que o/a cristão/ã conta com a solidariedade do Espírito Santo que junto com ele/a ora com gemidos inexprimíveis (Rm 8,26-27). Em resposta a essa mútua pertença, Deus-em-Mim e Eu-em-Deus, cada um de nós é convidado à vida de oração como um exercício/declaração de amor ao Deus que é Amor (1 Jo 4,16), por isso, apresentaremos a proposta do Cordão de Oração Reformado.

LEITURA DE EFÉSIOS 1,3-14 (NVI)

3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo.
4 Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença.
5 Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade,
6 para o louvor da sua gloriosa graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado.
7 Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus,
8 a qual ele derramou sobre nós com toda a sabedoria e entendimento.
9 E nos revelou o mistério da sua vontade, de acordo com o seu bom propósito que ele estabeleceu em Cristo,
10 isto é, de fazer convergir em Cristo todas as coisas, celestiais ou terrenas, na dispensação da plenitude dos tempos.
11 Nele fomos também escolhidos, tendo sido predestinados conforme o plano daquele que faz todas as coisas segundo o propósito da sua vontade,
12 a fim de que nós, os que primeiro esperamos em Cristo, sejamos para o louvor da sua glória.
13 Nele, quando vocês ouviram e creram na palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados com o Espírito Santo da promessa,
14 que é a garantia da nossa herança até a redenção daqueles que pertencem a Deus, para o louvor da sua glória.

SIMBOLISMO DE UMA ESPIRITUALIDADE EM SAÍDA

O Cordão de Oração Reformado (COR) busca, pedagogicamente, refundar a nossa espiritualidade a partir da ideia de Peregrinação: nossa peregrinação espiritual no seguimento da Trindade Santa (Pai-Filho-Espírito Santo). 

O texto de Efésios 1,3-14, tão caro à Teologia calviniana, foi escolhido como texto base para o nosso Exercício de Amor, por ser uma antífona ou hino antigo das primeiras comunidades cristãs, também chamado por alguns exegetas de A Grande Bênção. O tema do Êxodo (saída) é que orienta a leitura do texto de Efésios 1,3-14, há algumas ideias que remetem à história da libertação de Israel da opressão vivida no Egito, a saber: eleição, predestinação, redenção, herança, pertença, marca/selo/propriedade de Deus. 

Neste texto há uma linda louvação ao Deus Trindade como Amante-Amado-Amor além de destacar a individualidade e ação de cada uma das Pessoas da Trindade, acompanhado de algumas bênçãos. 

Um detalhe que comprova ser o texto de Efésios 1,3-14 uma antiga antífona é que ele vem entrecortado com um responso litúrgico, possivelmente cantado, em que o povo reunido exclamava em louvor dizendo: “para o louvor da Sua glória”. Vejamos, a seguir, como o nosso texto está estruturado e, em negrito, destacamos as expressões que remetem a uma espiritualidade de saída e o responso litúrgico.

Tabela: Estrutura de Efésios 1,3-14

COMO USAR O COR?

O Cordão de Oração Reformado (COR) é bem simples em relação aos outros cordões de oração como os utilizados pela Igreja Católica Romana, Episcopal Anglicana, pelos irmãos do islã, etc. Ele é bastante resumido, mas isto não quer dizer que ele é vazio de significado. Não! Por inspirar-se no texto de Efésios 1,3-14, o nosso cordão de oração é orientado por uma espiritualidade trinitária. Vejamos como ele está organizado:


1) Nó Górdio: O nó górdio é um símbolo para a Santíssima Trindade. Não há como o ser humano esgotar Deus pela razão. Também quer expressar a ideia do Deus Cristão como pericórese. O termo pericórese emerge na Teologia Patrística, pondo em relevo a articulação entre unidade, comunhão e diversidade da Trindade. Em outras palavras, a pericórese é o que melhor define a comunhão e a interpenetração de vida na comunidade trinitária. Para esse momento, sugerimos o silêncio como lugar privilegiado e sinal de abertura ao Mistério.

A) Refletir sobre a pessoa de Deus Pai/Mãe: No texto de Efésios 1,3-14, Deus Pai/Mãe é apresentado como Aquele que nos gera e nos chama à Vida e, em amor, nos escolhe e predestina. Aqui é o momento para aprofundar os desafios éticos para prática cristã do saber-se eleito e predestinado no tempo que se chama hoje;
  
a) Louvor a Deus Pai/Mãe: Irrompa em uma curta oração em ação de graça por essa descoberta. Exemplo: Sou grato Deus Pai/Mãe, pela eleição e predestinação. Ajuda-me a agir com amor no momento chamado hoje.

B) Refletir sobre a pessoa de Deus Filho (Hokhmah): A palavra Ho-khmah, sabedoria em hebraico, deve lançar luz à maneira de se interpretar o agir de Jesus, Deus Filho, na sua forma de proclamar a Boa Notícia do Reino e também nos ajuda a fugir da masculinização de Deus (cf. Provérbios 8). Aqui, você deverá se perguntar sobre o significado da salvação que Cristo nos concedeu presente no poema de João Dias de Araújo quando diz: “Meu Cristo veio pra nos remir: o homem todo sem dividir. Não só a alma do mal salvar, também o corpo ressuscitar.” (In. Que estou fazendo se sou cristão?). 

b) Louvor a Deus Filho: Louve pela Salvação dada por Jesus Cristo. Agradeça por seu amor, seu perdão, por sua Graça e por demonstrar quem é Deus. Exemplo: Sou grato Jesus, pela salvação. Obrigado por me amar, me perdoar e por demonstrar quem é Deus.

C) Refletir sobre a pessoa de Deus Espírito Santo (Ruach): a palavra Espírito no texto da Bíblia Hebraica é Ruach.  O Espírito é retratado no texto de Gênesis 1 como uma ave que voa e revoa sobre a face da terra. Aqui no texto de Efésios é o Espírito que nos marca e nos anima a viver na promessa de “novos céus e nova terra, nos quais habita justiça” (1 Pd 3,13). 

c) Louvor a Deus Espírito Santo: Aqui é o momento em que você agradece ao Espírito Santo por fazê-lo parte dessa promessa e de se comprometer com a Nova Criação: participar da construção de um mundo melhor de se viver. Exemplo: Sou grato Espírito Santo, por me fazer parte da promessa. Ajuda-me a participar da construção de um mundo melhor de se viver.

2) Cruz céltica: Compromisso com os proscritos. Ao assumir a nossa cruz, Jesus Cristo, além de denunciar o horror da cruz, anuncia o fim da necessidade de novos crucificados. Por isso, é que Paulo afirma nos versos 7 e 8 de Efésios 1, o seguinte: “Pois, pela morte de Cristo na cruz, nós somos libertados, isto é, os nossos pecados são perdoa-dos. Como é maravilhosa a graça de Deus, que ele nos deu com tanta fartura!”. Aqui, somos desafiados a assumir o Evangelho da Cruz em compromisso direto com os novos crucificados na História e, assim, o fazemos para o “louvor da glória do Pai-Filho-Espírito Santo”. Amém.

CONCLUSÃO

Fornecemos neste pequeno livreto, um modelo de cordão de oração com uma simbologia reformada e uma proposta de uso a partir de Efésios 1,3-14. No nó górdio e nas contas grandes contemplamos o mistério em silêncio e refletimos sobre cada pessoa da Trindade; nas contas pequenas e na cruz agradecemos, confessamos e suplicamos. 

Ao tomarmos como base o texto de Efésios 1,3-14 para confecção do Cordão de Oração Reformado, além de reforçar alguns pontos da doutrina da salvação presente no pensamento de Calvino, pretendemos contribuir à imersão dos cristãos reformados na experiência do Deus Trindade a partir da “união mística” e, desta forma, encharcados de Deus, nos apaixonarmos por sua Missio Dei nos comprometendo com a promoção do seu Reino entre as pessoas excluídas na nossa sociedade.


Publicado originalmente no Teologia Presbiteriana Unida em 05/02/2019.


4 comentários:

  1. eu confecciono, vários cordões de oração, luterano americano, luterano sueco, anglicano (com a conta metodista da ressurreição) e o cordão reformado. e escrevi um livro com orações para todos estes cordões, são 31 orações para cada um desses cordoes,( uma pra cada dia do mês) 124 orações no total. qualquer coisa entre em contato mitchelbatista11@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Eu mandei um email sobre comprar um cordão luterano. Gostaria de saber mais a respeito

    ResponderExcluir