30 de out. de 2015

Causo mineiro – O ôns

Sempre me deparo na internet com posts do tipo “Coisas que só quem é de Minas Gerais vai entender”, “aula de mineirês”, etc. Como bom belorizontino que sou devo alertá-los que isso tá errado, ninguém aqui fala desse jeito roceiro, ninguém fala “beo zonti”. Falamos sim de um jeito cantado, tudo é trem (isso é verdade, menos o trem que é metrô), falamos né, nó e nu, e comemos algumas silabas de algumas palavras. Tudo que passar disso é um grande exagero.

Uma palavra que é muito comum em BH é ôns (= ônibus), e vendo um desses posts citados lembrei de algo da minha infância.

Lembro que muitos ônibus de Belo Horizonte e região metropolitana (pelo menos os que eu pegava no barreiro) começavam com 11, exemplos: 1159 (Marilândia/Centro), 1144 (Independência/Centro), 1135 (Santa Helena/Centro), 1110 (Santa Helena/Maria da Conceição), etc. 

Quando criança sempre que eu ia passear de ônibus, eu perguntava minha mãe ou meu pai qual ônibus a gente ia pegar e eles respondiam geralmente 1135, 1144, 1122, etc. só que ninguém em BH fala “onze trinta e cinco”, mas “onz trinta e cinco” e eu pensava que a gente ia pegar o ônibus 35.

Devido a pronúncia de ôns (ônibus) e onz (11) ser muito parecida me pergunto: será que esses ôns começavam com onz de propósito ou não?


Nenhum comentário:

Postar um comentário