17 de mai. de 2017

Eu os enviei ao mundo

Há dois anos, no dia 17 de maio de 2015, partilhei uma reflexão com os irmãos da Segunda Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte. (Foi minha primeira vez no púlpito, portanto tenham compaixão, rsrs!).

7º domingo na Páscoa, domingo da Ascensão de Jesus. 

Leitura: João 17:13-19

Quero hoje fazer uma reflexão a partir deste trecho que nós lemos, onde Jesus sabendo que era chegada a sua hora, se despede dizendo que era chegada a hora de ir pra junto de Deus, predizendo o momento da sua ascensão aos céus. Jesus também diz neste trecho o que ele viria a repetir no momento em que ele, após a ressurreição, aparece aos discípulos, conforme narrado por João no capítulo 20, verso 21 quando ele diz que assim como o Pai me enviou eu também vos envio. Voltando ao nosso texto base, podemos tirar algumas lições.

I. Alegremos pelo retorno de Cristo ao Pai

No v. 13 quando Jesus diz que vai para a presença de Deus, ele acrescenta que as coisas que ele disse são pra fiquemos cheios de alegria. E quais são essas coisas?

No inicio da oração sacerdotal, quando Jesus ora por si, diz da Autoridade que lhe foi concedida sobre todos. No v. 4 ele diz que glorificou a Deus sobre a terra e completou a obra que a ele foi designada e segue dizendo que dos que foram dados a Ele, nenhum se perdeu. 

Este é o motivo da nossa alegria com a Ascensão de Jesus: a certeza de que Ele cumpriu sua missão salvadora e que ao subir aos céus e se assentar a direita de Deus pai, Jesus é coroado como o Rei do Universo.

Podemos pensar que talvez por ainda não terem essa certeza, os caminhantes de Emaús, voltam abatidos pra casa “queixando a morte dAquele em quem depositaram toda a sua esperança e acreditavam que seria redentor de Israel”. Eles não sabiam da ultima novidade, a novidade que Jesus ressuscitou (estava ali com eles) e redimiu não apenas Israel, mas todo o mundo.


II. Jesus nos confere uma missão

A segunda lição que podemos tirar desse texto é que Jesus nos confere uma missão. Assim como Tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo.

Cristo é Deus em missão redentora no mundo e também nos confere missão nos enviando ao mundo. Isso quer dizer que o movimento de Jesus não é um movimento de retirada do mundo, mas de inserção ao mundo. 

Embora não sejamos do mundo, Jesus nos envia ao mundo. Esta é uma afirmativa a principio, paradoxal. Jesus quando fala que não somos do mundo, obviamente, não está dizendo do mundo enquanto um lugar. Por isso o movimento de Jesus não era um movimento ascético, basta olharmos os lugares onde Ele ia, com quem Ele andava, com quem Ele comia (Eis ai um glutão e beberrão, amigo de publicanos e pecadores. Mt 11: 19 era o comentário que faziam) e por quem Sua palavra era melhor acolhida (pois quem mais pecava era quem mais precisava do perdão).

Ao contrario, o mundo ao qual Jesus se refere é um sistema de ódio, controle, hipocrisia e maldade. É desse mundo que não devemos fazer parte. Este mundo enquanto sistema está em todo lugar e por isso que Jesus não pede que sejamos tirados do mundo, mas que sejamos livres do mal. A missão que Cristo nos confere implica que nos sentemos à mesa com diversos tipos de pessoas, em diversos lugares, conversando sobre diversos assuntos, assim como Ele fez. Por nossa fidelidade a Cristo que nos confiou essa missão e pelo bem do mundo que recebe a luz de Cristo.


III. Jesus se dedica ao nosso crescimento

Pra terminar, a terceira e última lição é que Jesus se dedica ao nosso crescimento. No v. 19 quando Ele diz que em nosso favor se santifica para que sejamos santificados na verdade, ele parece dizer que ao cumprir a vontade de Deus ele se dedica a atender as necessidades de nosso crescimento, nosso desenvolvimento espiritual.

E hoje, lembrando-nos da Ascensão de Jesus, o momento que Jesus ressurreto, verdadeiramente Deus e verdadeiramente homem, é coroado como Rei do Universo, podemos ter a certeza que ele está conosco, embora não fisicamente, mas Espiritualmente se dedicando para que cresçamos santificados na verdade.

A mensagem de Deus para este dia é que nos alegremos com o retorno de Cristo ao Pai, pois sua missão terrena foi completa, nos engajemos em nossa missão enquanto enviados de Cristo ao mundo, para que sejamos luz, com a certeza que Jesus é Emanuel, Deus conosco e que não estamos sozinhos nessa missão, pois Ele trabalha diariamente para o nosso bem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário