15 de nov. de 2021

Confissão de Belhar

De punho cerrado à esquerda o pastor reformado Rev. Allan Boesak,
ao lado, Bispo Desmond Tutu e outras lideranças religiosas
na luta contra o aparteid na África do Sul.

A Confissão de Belhar (pequena cidade na África do Sul) tem suas raízes na luta contra o apartheid na África do Sul. Foi redigido pela primeira vez em 1982 pela Igreja da Missão Reformada Holandesa (DRMC); a DRMC adotou formalmente a Confissão de Belhar em 1986. É um dos “padrões de unidade” da nova Igreja Reformada Unida na África do Sul (URCSA). O confronto teológico de Belhar com o pecado do racismo tornou possível a reconciliação entre as igrejas reformadas no sul da África e ajudou no processo de reconciliação dentro da nação sul-africana. 

Esta confissão, adotada por diversas igrejas reformadas ao redor do mundo, foi redigida inicialmente em Afrikaans, e posteriormente traduzida para o inglês e outros idiomas. A versão que apresento abaixo é uma tradução livre da versão em inglês disponível no site da Igreja Reformada na América.

------------------------------

1. Cremos no Deus triúno, Pai, Filho e Espírito Santo, que une, protege e cuida da Igreja por meio da Palavra e do Espírito, como tem feito desde a criação do mundo e o fará até o fim.

2. Cremos na santa igreja cristã universal, a comunhão dos santos chamados de toda família humana.

Nós cremos:

  • que a obra reconciliadora de Cristo se manifesta na igreja como a comunidade de crentes que foram reconciliados com Deus e uns com os outros (Ef 2.11-22);
  • que a unidade é, portanto, um dom e uma obrigação para a igreja de Jesus Cristo; que, por meio da operação do Espírito de Deus, é uma força vinculante, mas simultaneamente uma realidade que deve ser perseguida e buscada com fervor: uma realidade para a qual o povo de Deus deve ser continuamente edificado (Ef 4.1-16);
  • que essa unidade deve se tornar visível para que o mundo possa acreditar que a separação, inimizade e ódio entre as pessoas e grupos é pecado, que Cristo já conquistou, e, portanto, que qualquer coisa que ameace esta unidade pode não ter lugar na igreja e deve ser resistida ( João 17.20-23);
  • que esta unidade do povo de Deus deve se manifestar e ser ativa de várias maneiras: no sentido de que nos amemos; que experimentamos, praticamos e buscamos comunhão uns com os outros; que somos obrigados a doar-nos de boa vontade e com alegria para beneficiar e abençoar uns aos outros; que compartilhamos uma fé, temos um chamado, somos uma só alma e uma só mente; temos um Deus e um Pai, somos cheios de um Espírito, somos batizados no batismo, comemos do mesmo pão e bebemos do mesmo cálice; confessamos um nome, obedecemos a um Senhor, trabalhamos pela mesma causa e compartilhamos a mesma esperança; juntos, conhecemos a altura, a largura e a profundidade do amor de Cristo; juntos somos formados à estatura de Cristo, à nova humanidade; juntos conhecemos e carregamos os fardos uns dos outros, desta forma cumprimos a lei de Cristo de que precisamos uns dos outros e crescemos uns com os outros; admoestando e confortando uns aos outros; que sofremos uns com os outros por causa da justiça; nós oramos juntos; juntos servimos a Deus neste mundo; e juntos lutamos contra tudo que pode ameaçar ou impedir esta unidade (Fp 2.1-5; 1 Co 12.4 -31; João 13.1-17; 1 Co 1.10-13; Ef. 4.1-6; Ef. 3.14-20; 1 Co 10.16-17; 1 Co 11.17-34; Gl 6. 2; 2 Co 1.3-4);
  • que essa unidade só pode ser estabelecida em liberdade e não sob coação; que a variedade de dons espirituais, oportunidades, experiências, convicções, bem como as várias línguas e culturas, são, em virtude da reconciliação em Cristo, oportunidades para serviço mútuo e enriquecimento dentro do único povo visível de Deus (Rm. 12: 3 -8; 1 Cor. 12: 1-11; Ef. 4: 7-13; Gl. 3: 27-28; Tg 2: 1-13);
  • que a verdadeira fé em Jesus Cristo é a única condição para ser membro desta igreja.

Portanto, rejeitamos qualquer doutrina:

  • Que absolutize a diversidade natural ou a separação pecaminosa das pessoas de tal forma que esta absolutização impeça ou quebre a união ativa e visível da igreja, ou mesmo aponte para o estabelecimento da formação de uma igreja separada;
  • que professa que esta unidade espiritual está verdadeiramente sendo mantida no vínculo da paz, enquanto os crentes da mesma confissão são efetivamente alienados uns dos outros por causa da diversidade e no desespero da reconciliação; 
  • que nega que a recusa fervorosa de buscar esta unidade visível como um presente inestimável é pecado;
  • que explícita ou implicitamente sustenta que a descendência ou qualquer outro fator humano ou social deve ser levado em consideração na determinação da membresia da igreja.

3. Nós cremos:

  • que Deus confiou à igreja a mensagem da reconciliação em e por meio de Jesus Cristo, que a igreja é chamada a ser o sal da terra e a luz do mundo, que a igreja é chamada bem-aventurada porque é uma pacificadora, que a igreja é testemunha tanto por palavras como por ações do novo céu e da nova terra em que habita a justiça (2 Co 5: 17-21; Mt 5: 13-16; Mt 5: 9; 2 Pd 3:13 ; Ap. 21-22).
  • que a Palavra e o Espírito vivificantes de Deus conquistaram os poderes do pecado e da morte e, portanto, também da irreconciliação e do ódio, da amargura e da inimizade, que a Palavra e o Espírito vivificantes de Deus capacitarão a igreja a viver em uma nova obediência que pode abrir novas possibilidades de vida para a sociedade e o mundo (Ef 4: 17-6: 23, Rm. 6; Cl. 1: 9-14; Cl. 2: 13-19; Cl. 3: 1-4: 6);
  • que a credibilidade desta mensagem é seriamente afetada e seu trabalho benéfico obstruído quando é proclamada em uma terra que professa ser cristã, mas na qual a separação forçada de pessoas em uma base racial promove e perpetua a alienação, o ódio e a inimizade;
  • que qualquer ensino que tente legitimar tal separação forçada apelando ao evangelho, e não está preparado para se aventurar no caminho da obediência e reconciliação, mas sim, por preconceito, medo, egoísmo e descrença, nega antecipadamente o poder reconciliador de o evangelho, deve ser considerado ideologia e falsa doutrina.

Portanto, rejeitamos qualquer doutrina:

  • que, em tal situação, sanciona em nome do evangelho ou da vontade de Deus a separação forçada de pessoas com base na raça e cor e, portanto, obstrui e enfraquece antecipadamente o ministério e a experiência de reconciliação em Cristo.

4. Nós cremos:

  • que Deus se revelou como aquele que deseja fazer justiça e uma verdadeira paz entre os homens;
  • que Deus, em um mundo cheio de injustiça e inimizade, é de uma maneira especial o Deus dos destituídos, dos pobres e dos injustiçados;
  • que Deus chama a igreja para segui-lo nisso, pois Deus traz justiça aos oprimidos e dá pão aos famintos;
  • que Deus liberta o prisioneiro e restaura a visão aos cegos;
  • que Deus apoia os oprimidos, protege os estrangeiros, ajuda os órfãos e as viúvas e bloqueia o caminho dos ímpios;
  • que para Deus a religião pura e imaculada é visitar os órfãos e as viúvas em seu sofrimento;
  • que Deus deseja ensinar a igreja a fazer o que é bom e buscar o que é certo (Dt 32: 4; Lc 2:14; Jo 14:27; Ef 2:14; Is 1: 16-17; Tg 1 : 27; Tg 5: 1-6; Lc 1: 46-55; Lc 6: 20-26; Lc 7:22; Lc 16: 19-31; Sl 146; Lc 4: 16-19; Rm 6 : 13-18; Am 5);
  • que a igreja deve, portanto, apoiar as pessoas em qualquer forma de sofrimento e necessidade, o que implica, entre outras coisas, que a igreja deve testemunhar e lutar contra qualquer forma de injustiça, para que a justiça possa rolar como águas, e a retidão como um fluxo constante;
  • que a igreja como propriedade de Deus deve estar onde o Senhor está, ou seja, contra a injustiça e com os injustiçados; que, ao seguir a Cristo, a igreja deve testemunhar contra todos os poderosos e privilegiados que buscam egoisticamente seus próprios interesses e, assim, controlam e prejudicam os outros.

Portanto, rejeitamos qualquer ideologia:

  • que legitimasse formas de injustiça e qualquer doutrina que não esteja disposta a resistir a tal ideologia em nome do evangelho.

5. Nós cremos que, em obediência a Jesus Cristo, seu único cabeça, a igreja é chamada a confessar e a fazer todas essas coisas, mesmo que as autoridades e as leis humanas as proíbam e o castigo e o sofrimento sejam a consequência (Ef 4.15-16; At 5.29-33; 1 Pd 2.18-25; 1 Pd 3.15-18).

Jesus é senhor.

Ao único Deus, Pai, Filho e Espírito Santo, seja a honra e a glória para todo o sempre.



Nenhum comentário:

Postar um comentário