3 de jul. de 2018

Frälsarkransen: contas de oração de origem luterana

Em 1995, o bispo Luterano Sueco Martin Lönnebo desenvolveu a "Coroa de Cristo" (Frälsarkransen, em sueco) ou "Pérolas da Vida", um conjunto de 18 contas de oração, usado principalmente por luteranos europeus [1]. Cada conta carrega um significado específico, convidando o seu usuário a fazer uma oração ou meditar sobre questões da vida.

A oração começa na conta dourada e segue pelas demais contas que, juntas, simbolizam o curso da vida cristã.

  1. Conta de Deus: esta conta dourada é simbolo da presença de Deus, ele é nossa luz. Pense em Deus e lembre que ele está em todo lugar.
  2. Conta do silêncio: esta conta oblonga é um sinal de silêncio e paz, leva tempo para se estabelecer, por isto ela é mais comprida do que larga. Sem pensamentos, sem palavras ou sentimentos. Apenas silêncio.
  3. Conta do eu: esta conta pequena perolada simboliza o ser humano. É pequeno pois representa a dependencia do ser humano de Deus, e perolada porque cada ser humano é único e precioso. Medite no dom da vida.
  4. Conta do batismo: a conta branca representa o batismo. Significa que todos os dias podemos começar de novo. Relembre do dia em que Deus te separou para ele.
  5. Conta do silêncio
  6. Conta do deserto: a conta cor de areia representa o deserto, as dificuldades, provações e as escolhas dificeis. Pense no seu deserto e lembre que Jesus entende o seu sofrimento.
  7. Conta do silêncio.
  8. Conta da serenidade: a conta azul nos leva ao sermão do monte: "Olhai os pássaros: não semeiam nem colhem, não têm despensa nem celeiro, mas Deus os alimenta" A cor azul é a cor da Virgem Maria. Quando o anjo lhe disse que ela seria a mãe de Jesus, ela disse: "Que isso aconteça comigo como você disse" e confie que Deus cuidará. Confie em Deus e descanse.
  9. Conta do silêncio.
  10. Conta do amor recebido: Representa o amor de Deus por nós. A Eucaristia é o selo do amor de Deus: o corpo e o sangue de Cristo, dados por nós. Seja grato por este amor e pense também nas pessoas que te amam.
  11. Conta do amor dado: Representa o amor que podemos dar e refletir no proximo o amor que Deus teve por nós. 
  12. Conta de Segredo/Mistério: As três contas menores nos ajudam a recordar os assuntos mais importantes da tua oração de intercessão: seus sonhos, sua família e amigos, pessoas em nome de quem você prometeu orar. Contas de mistério não precisam de palavras. É o suficiente tocá-los. 
  13. Conta de Segredo/Mistério
  14. Conta de Segredo/Mistério
  15. Conta da noite/morte: A conta preta é a conta da noite, crise e morte. Deus está na escuridão. Quando Jesus foi crucificado, ele sentiu a solidão, a escuridão e a morte. Deus não abandonou Jesus e não nos abandonará. Medite sobre a sua própria morte.
  16. Conta do silêncio.
  17. Conta da ressurreição: Esta conta tem uma mensagem importante sobre a vitória da luz, sobre a manhã da ressurreição, a alegria da manhã de Páscoa. A morte é derrotada pela vida. O Cristo ressuscitado está conosco para todo sempre. Respire com alegria e confiança!
  18. Conta do silêncio.
O uso é bem livre e você pode criar suas orações ou fazê-las espontaneamente. É possível encontrar na internet algumas fórmulas, em inglês, prontas. A oração abaixo é um modelo [2]:

1) Você é imenso, você está perto, você é a luz e eu sou seu. 2) [Silêncio] 3) Você me criou como sua própria imagem. Deixe-me ver sua imagem em mim mesmo. 4) Você me escolheu. Tuas mãos entregam a minha vida. 5) [Silêncio] 6) Mantenha-me santo e serei santificado. Cure-me e eu serei curado. Traga-me para perto de ti e meu coração terá paz. Jesus Cristo, tenha misericórdia de mim. 7) [Silêncio] 8) Deixo em ti minhas preocupações e recebo a sua paz. 9) [Silêncio] 10) Ó Senhor, você me ama mais do que ninguém 11) Deixe-me amar meu próximo com o seu amor. Eu te peço por... 12/13/14) Eu agradeço / peço / oro ... Eu acho / pergunto / estou feliz por ... 15) Das profundezas clamo a Ti, Senhor. Ouça minha voz e não me abandone. 16) [Silêncio] 17) Sei que nada me separará de ti, Senhor e contigo eu tenho paz. Aqui quero ficar! 18) [Silêncio].

Podemos perceber que por abordar vários aspectos da vida cristã, a coroa de cristo serve também como catecismo e esta metodologia pode ser usada em atividades de catecúmenos na igreja [3].

Frälsarkransen feita no chão para uma atividade educativa

-------------------

Notas:

[1] https://en.wikipedia.org/wiki/Wreath_of_Christ

[2] O significado das contas e o modelo da oração eu adaptei do seguinte site: http://www.rukoushelmet.net/English2.htm

[3] https://www.st.nu/artikel/medelpad/sundsvall/trakonst-invigs-i-tuna-lillkyrka

Links acessados em 3 jul. 2018.


Nenhum comentário:

Postar um comentário